Renovar o Armário para a Primavera sem Gastar Muito

by - fevereiro 08, 2019

The Leather Jacket Blog - Renovar Armário sem Gastar Muito

Mais um fim de semana à porta e, provavelmente, já estão a pensar em começar a dar a volta ao armário para procurar peças um pouco mais leves. A par disso, as lojas agitam-se com a chegada dos novos artigos da colecção Primavera/Verão 2019. Confessemos que nós também andamos agitadas para comprar coisas giras e ter coisas novas. Afinal, todos os dias de manhã enfrentamos o velho dilema "não tenho nada para vestir"...

O primeiro problema que sobressai no meio disto tudo é que, quando vamos mexer nas roupas que temos, percebemos que, afinal, até é um grande monte de coisas. O segundo problema é que achamos que não temos nada para vestir porque compramos por impulso e, muitas vezes, nunca vestimos aquela peça, ou ela não combina com quase nada ou ainda, tem algum pequeno problema e precisa de ser arranjada.

A pensar nisso, criei um pequeno guia com 7 passos essenciais para poder renovar o seu armário para a próxima estação sem arruinar a carteira e com maior consciência daquilo que vai mesmo adquirir. Este guia é válido para todas as estações e ajuda-la-á a usufruir melhor daquilo que já possui e, até, a alargar o seu leque de opções. Tome nota:

1. Reveja Tudo o que Tem:

Este primeiro passo é mesmo muito importante. Se não verificar o que tem, pode acabar por comprar peças similares às que já tem e cores com as quais não tem muito por onde jogar. Comece pelos básicos, verifique quais tem e quais faltam, se os mesmos se encontram em bom estado ou se precisam de algum ajuste ou mesmo substituição. Separe toda a roupa que não vai usar e crie montinhos segundo o destino a dar às mesmas.

Para as peças tendência o processo é o mesmo, com apenas um acréscimo: procure saber quais vão ser as tendência da estação para fazer uma melhor escolha daquilo que vai continuar a usar e o que não. Nos próximos dias trarei novidades acerca das tendências que vão dominar a Primavera/Verão, por isso, não deixe de ficar atenta. Confira também quais as peças e em que cores vai precisar de adquirir para conjugar com outras que já possui, mas para as quais não tem grandes opções de conjunto. Faça uma lista das conjugações que necessita para aumentar o leque de conjuntos do seu armário.

2. Recicle:

Por vezes, basta fazer alguma pequena alteração para poder continuar a usar uma peça. Retirar/acrescentar um pormenor, mudar botões, subir ou descer a bainha. São coisas simples cujo arranjo é mais barato que adquirir uma peça nova e, com isso, podemos continuar a usar o que temos com algum refresh. Assegure-se de que entrega as peças para arranjo a um profissional de confiança. As lojas de arranjos dos centros comerciais, sem ser para bainhas, não possuem pessoas com conhecimentos adequados para mexer em determinadas peças de roupa.

Relativamente ao que não lhe serve/veste/gosta/vai usar, mas que está em bom estado, pense em dar a algum familiar/amigo ou doar a uma instituição. Diz o Feng Shui que ter coisas paradas durante demasiado tempo estagna as energias e a verdade é que, a menos que se trate de um básico, se não usa há mais de duas estações essa peça, é porque provavelmente não voltará a usar. Pese muito bem a questão e com consciência, verifique se vale mesmo a pena guardar o artigo ou se poderá ajudar outros com ele.

Relativamente ao que não está em condições de ser guardado ou de servir para outros, poderá deitar fora ou optar por entregar em algum lugar para reciclagem. Algumas lojas, como a H&M aceitam as roupas para esse efeito, por isso é só uma questão de se informar. Menos desperdício, mais consciência, melhor Planeta!

3. Faça uma Wishlist:

Tendo a noção daquilo que necessita verdadeiramente e que deverá ser o lado A da sua lista, crie agora uma sub-lista com os artigos tendência que vai querer comprar para dar um up no visual da estação. Este será o lado B da sua lista, cuja escolha de artigos deverá ser cirúrgica e na qual deverá concentrar menos peças  Um conselho: não adira a todas as tendências, por muito que goste delas. Veja o que se adapta a si, ao seu corpo, à sua personalidade e ao seu guarda roupa, de forma a não ficar com monos no fundo do armário e, pior, ter gasto dinheiro para continuar com poucas opções.

The Leather Jacket Blog - Renovar Armário sem Gastar Muito

4. Verifique Compatibilidades:

Esta parte é importante e está em quarto lugar nesta lista mas, na realidade, deverá fazer isto desde o ponto 1. A ideia desta lista é permitir-lhe renovar o guarda roupa sem gastar muito dinheiro, por isso, a partir do momento em que começa a mexer nas suas roupas, tem de ter papel e caneta à mão para confirmar o que tem e o que não tem e que conjuntos poderá fazer.

Isto é válido também para a lista B, pois convém verificar o que tem no seu armário que possa ser conjugado com o artigo que pretende adquirir. Se tiver menos de 3 peças que possam ser conjugadas, não compre, aliás, retire-a imediatamente da Wishlist. O seu fim será acabar em mais um mono a apanhar pó no fundo do armário e uma série de dinheiro investido em vão.

5. Não Esqueça os Básicos:

O lado A da lista deverá ser o mais importante, pois são as peças básicas com as quais construirá os conjuntos e de volta das quais todas as outras peças devem gravitar. Leia novamente aquilo que necessita e verifique se falta algum item que ainda não esteja na lista e que deva ser acrescentado. Esta é a parte da lista na qual deve investir mais.

6. Os Statements:

O lado B da lista e aquela em que deverá investir menos dinheiro, pois trata-se de artigos que podem ser passageiros. Adquira só artigos que se conjuguem bem com o que já tem e com o seu estilo pessoal. Estas peças devem SEMPRE ser experimentadas na loja de forma a vermos se nos identificamos com elas e se as mesmas se adaptam bem ao nosso estilo.

Antes de preencher esta lista, aconselho um dia nas lojas só para experimentar e escolher os artigos que vai colocar na Wishlist. Depois em casa, de cabeça fria, reduza esta lista para apenas alguns items que vai comprar porque vai mesmo usar e não tem qualquer dúvida acerca disso. No dia em que for experimentar os artigos statement, leve roupa básica de forma a ver como se conjugam a peças. Em casa, visite o site da marca e procure a peça para poder verificar com os artigos que tem quais as conjugações que pode fazer.

ATENÇÃO: Todos estes passos também são válidos e devem ser executados para os acessórios - malas, sapatos, cintos, carteiras, écharpes, lenços, brincos, pulseiras, anéis, colares, enfim. Pode não acreditar, mas a maior parte do dinheiro que gastamos vai para estes pequenos artigos, que são mais baratos (à excepção das malas e dos sapatos) e que vamos acumulando aos cantos, muitas vezes ficando com artigos quase iguais. Veja se precisa MESMO de alguma coisa neste campo e restrinja-se mesmo ao que necessita. Quanto muito, são autorizados uns sapatos statement, desde que os mesmos possam ser conjugados com mais de metade do seu armário.

7. Faça um Orçamento:

Depois de ter a sua lista totalmente preenchida, chegada está a hora de fazer contas. Antes de verificar o valor total da lista, estabeleça primeiro a quantia máxima que poderá gastar em compras. Este valor não deve ser alterado, sob hipótese alguma, independentemente do saldo total que as suas duas listas revelarem. Após ter apurado este valor, faça contas - em separado - às suas duas listas e aponte o total em cada uma delas.

Falta só um pequeno exercício final: pegue no valor que estabeleceu como quantia máxima e divida o mesmo por três. Um terço desse valor, deverá destinar-se à lista B. Os outros dois terços, serão para a lista A. Caso sobre dinheiro na diferença entre aquilo que quer comprar e quanto vai gastar, congratule-se, fez um excelente trabalho (ou o plafond era mesmo muito bom 😊). Caso falte, verifique o que pode ser eliminado da lista correspondente, de forma a ajustar o que deseja àquilo que vai despender.

E é isto, caras leitoras, prezadas fashionistas. Vai dar algum trabalho, pois com certeza que vai, mas pelo menos não vão ficar com amargos de boca, nem arrependimentos. Farão uma melhor gestão dos vossos recursos materiais e terão uma relação mais equilibrada com a moda. Por muito que goste de vos manter actualizadas em relação às mais recentes tendências, a última coisa que pretendo é tornar-vos numas shopaholic. Bom senso precisa-se. O planeta agradece e a vossa carteira também.

Tenham um excelente fim de semana!


You May Also Like

0 comentários